Fazenda Vilanova, segunda-feira, 20 de maio de 2024 Telefone (51) 3613-1177

Educação - Segunda-feira, 18 de Julho de 2022

Alunos das Escolas Edgar da Rosa e Santana conhecem o Projeto Câmara Júnior

Na última sexta-feira, (15), as servidoras da Câmara de Vereadores de Fazenda Vilanova, Daniela Felis e Joice Gregorius, realizaram visita às escolas municipais Edgar da Rosa Cardoso e Santana para divulgar o Projeto da Câmara Júnior, que tem o objetivo de conscientizar os jovens e adolescentes de Fazenda Vilanova sobre a importância da política em nossas vidas. Na oportunidade as colaboradoras da Casa apresentaram a proposta que será implantada no início deste semestre. Também foi distribuído aos alunos um “livreto” desenvolvido para explicar de forma didática aos jovens, o papel do Poder Legislativo e dos vereadores. Segundo Sérgio Cenci Sobrinho, (PP), o Presidente do Legislativo autor do Projeto de Lei nº 011/2022 que resultou na Lei nº 2.187/2022 que institui a Câmara Júnior no Município. “Nesse ano, como presidente, uma das minhas metas é aproximar a Câmara de Vereadores da comunidade. A implantação da Câmara Júnior é um sonho e que agora como presidente desta Casa eu tive a oportunidade de apresentar aos meus colegas vereadores que aceitaram a proposta e aprovaram unanimemente.” Explica. Saiba Mais: A candidatura a vereador Junior é individual, podendo candidatar-se alunos que estejam devidamente matriculados do 6º ao 9º ano do ensino fundamental da rede municipal de ensino e será composta por 9 (nove) vereadores e 3 (três) suplentes. O processo de escolha dos Vereadores Juniores será realizado por meio de eleição dentro dos educandários, com o auxílio dos profissionais da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Turismo, e Desporto. As inscrições serão realizadas de 18 de julho a 1 de agosto, junto das diretorias das respectivas escolas. Os candidatos eleitos serão empossados em sessão ordinária da Câmara de Vereadores Vilanovense no dia 22 de agosto de 2022. Uma vez eleitos eles podem defender suas posições, fazer discursos, apresentarem ideias e questões, votar seus projetos... entre outros, com todas as normas e regras de uma Sessão Ordinária júnior. Durante o mandato, o Vereador Júnior será agente de comunicação entre a Câmara Municipal e sua respectiva escola, bem como para divulgar ações junto à comunidade. Sua função não será remunerada, sendo sua atividade considerada de relevante interesse público.